A origem dos primeiros impostos em Portugal
Na altura da fundação do Reino de Portugal, oficialmente declarado independente em 1143, o poder sobre um determinado território na Península Ibérica e respetiva população pertencia aos reis, aos nobres ou “senhores” (guerreiros a quem competia defender o território e ajudar a fazer novas conquistas, recebendo terras como recompensa), e às instituições eclesiásticas (ligadas ao clero e à Igreja).
Nesta época, os camponeses entregavam parte das colheitas aos mais poderosos em troca da proteção oferecida pelas muralhas, que garantiam a sua segurança, e de infraestruturas como as estradas, essenciais para a circulação de produtos, ou a iluminação das ruas, que era feita com velas acesas por serventes públicos. Existiam também os chamados tributos senhoriais, como as portagens, que eram exigidas à entrada de uma povoação ou para atravessar uma ponte, ou as taxas devidas pela utilização de meios de produção reservados aos proprietários das terras (moinhos, fornos e lagares, por exemplo).
A galinha dos ovos de ouro
A galinha dos ovos de ouro é uma fábula de Esopo que resiste até aos dias de hoje. Nesta história, um casal de camponeses descobre que uma das suas galinhas põe ovos de ouro. Sem paciência para esperar pelo próximo ovo, o casal decide sacrificar o animal para ficar com todos os ovos de uma só vez. No entanto, descobrem que, depois de morta, a galinha era precisamente igual às outras, sem sinal de ovos de ouro. A sua ganância fez com que o casal perdesse tudo. Esta fábula pretende ensinar que a ganância é inimiga da sensatez.
Economia ... na
cultura popular
Economia ...
no cinema


Sinopse
Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha a servir chá numa empresa de telemarketing. A sua infância foi difícil, e teve que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele inscreveu-se no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?".
Inicialmente ninguém acreditava nele, mas durante o concurso Jamal, foi respondendo às perguntas, por se recordar de situações que lhe tinham acontecido durante a sua vida.
Posts Recentes



Economia ...os primeiros impostos em Portugal

Economia... e o IRS

IRS
A sigla IRS significa Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. Ou seja, é um imposto que incide sobre o dinheiro que uma pessoa ganha ao longo do ano, seja através do trabalho (salário e outros) ou de capital (juros, rendas, mais-valias e dividendos). No entanto, existem alguns rendimentos que não estão sujeitos ao pagamento deste imposto, como o subsídio de desemprego, o abono de família e os prémios atribuídos a praticantes de desportos de alta competição.
Este imposto é um imposto direto, pessoal e progressivo.
O IRS é um imposto direto porque






Esta pagina tem como objetivo colocarmos algumas curiosidades ligadas à economia, mas também disponibilizar informações que consideramos importantes para a nossa vida quotidiana.